Galeria de Mapas

Mapas não servem apenas para ilustração ou representação do espaço. Um único mapa pode armazenar uma quantidade considerável de conhecimentos e ser utilizado para facilitar o acesso a informações com referência espacial. Assim, mapas nos oferecem importantes noções sobre os fluxos de pessoas, as características sócio-demográficas, a dinâmica da violência etc.
  • 56 Imagens
    O entendimento de um território está intrinsecamente condicionado ao seu suporte original, ou seja, sua geografia e sua demografia. Deste modo, torna-se fundamental quando se deseja estudar ou administrar uma localidade, considerar os  aspectos políticos,  ambientais, sociais e econômicos.
  • 2 Imagens
    Associações e entidades representam interesse de grupos específicos, como bairros, unidades de vizinhança, distritos ou usuários de determinados serviços. Conseqüentemente, a presença dessas instâncias comunitárias influencia o exercício da cidadania e da participação comunitária.
     
  • 16 Imagens
    A presença de equipamentos urbanos tem múltiplos efeitos sociais e econômicos de acordo com as características presentes em cada área. De tal modo, percebe-se que a presença ou ausência desses equipamentos pode interferir na própria dinâmica de uma comunidade.
  • 22 Imagens
    A educação é um direito social que traz como inspiração o valor da igualdade entre todas as pessoas, mas nem todos têm o mesmo acesso aos mesmos saberes escolares. Dado que essa contradição se relaciona de forma direta com a dimensão social percebe-se a importância de observar a mutua influência entre o que acontece no âmbito educacional e o movimento da sociedade.
  • Empregos
    1 Imagens
    O mercado de trabalho é heterogêneo. Diante desse fato, a capacidade de analisar informações sobre a relação entre inserção no mercado de trabalho e desigualdades sociais surge como um meio de buscar entender as desigualdades de oportunidades que se reproduz para em diferentes localidades.
     
  • 5 Imagens
    A apreciação de dados de mortalidade e acesso a serviços públicos de saúde são algumas das informações utilizadas na compreensão do estado de saúde da população.Os números de mortalidade, por exemplo, permitem, por meio do que é registrado na declaração de óbito, identificar a causa da morte mais recorrente e seus possíveis determinantes populacionais.
     
  • 204 Imagens
    Ao explorar a dimensão espacial da violência compreende-se a heterogeneidade desse fenômeno social, nota-se localidades violentas e outras mais pacíficas com relação a certos crimes. Assim, demonstra-se a necessidade de se ter aspectos espaciais como um componente que ajuda a explicar a violência, uma vez que atende à demanda por comparações sistemáticas inter e intra-regiões para observar a evolução da violência.